Heróis envelhecem?

O uso estratégico do envelhecimento como estratégia promocional na última trilogia da ficção seriada Star Wars

Autores

  • Vicente Martin Mastrocola Escola Superior de Propaganda e Marketing
  • Felipe Corrêa de Mello Escola Superior de Propaganda e Marketing

Palavras-chave:

Comunicação e consumo; Envelhecimento; Promoção; Star Wars

Resumo

É interessante examinar a indústria do cinema como espaço privilegiado de mediação, construção de narrativas e consumo de bens (materiais e simbólicos). Nesta robusta indústria é possível observar amplos caminhos estratégicos que grandes grupos se valem para divulgar seus lançamentos, visando atingir altas bilheterias e se diferenciar nos mais variados contextos. Este trabalho se propõe a investigar estes aspectos em relação ao filmes da última trilogia da ficção seriada Star Wars composta pelos títulos Episódio VII – O Despertar da Força, Episódio VIII – Os últimos jedi e Episódio IX – A ascensão Skywalker. Os três filmes resgatam personagens da primeira trilogia, lançada entre 1977 e 1983, e utilizam os atores, agora envelhecidos, como um diferencial estratégico para divulgação buscando a atenção de novos e antigos fãs no lançamento. Buscamos entender neste trabalho como os aspectos do envelhecimento se transformam em possíveis pilares para estratégias de comunicação e consumo na indústria do entretenimento, sobretudo com a utilização de divulgação de informações promocionais do filme na internet. Também procuramos observar como a ideia de idadismo, ou preconceito contra idade, é trabalhado no ambiente da produção cinematográfica.

Biografia do Autor

Vicente Martin Mastrocola, Escola Superior de Propaganda e Marketing

Professor adjunto das disciplinas de Plataformas Digitais, Game Essentials, Game Design e Análise de Jogos para as graduações de Sistemas de Informação e Publicidade e Propaganda na Escola Superior de Propaganda e Marketing, Brasil. Doutor em Comunicação e Práticas de Consumo pela Escola Superior de Propaganda e Marketing, Brasil. Pós-Doutorado pela Paneurópska Vysoká Skola, PVS, Eslováquia. E-mail: vincevader@gmail.com

Felipe Corrêa de Mello, Escola Superior de Propaganda e Marketing

Doutor em Comunicação e Práticas de Consumo pela Escola Superior de Propaganda e Marketing, Brasil. E-mail: felipeccmello79@hotmail.com

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Publicado

2021-08-02