Influencer fazem o Papel do Publicitário no Instagram

Autores

  • Eliane Meire Soares Raslan Universidade de Minas Gerais
  • Fernanda Guimarães Dias Universidade de Minas Gerais

Palavras-chave:

Discurso de crítica à sociedade; Estética e Instagram sem lei; Práticas publicitárias.

Resumo

As práticas profissionais na PP são essenciais para garantir o direito à informação da sociedade e não apenas para vender produtos. Analisamos a influenciadora Gabriela Pugliesi através dos stories do Instagram, e a influencer digital Kim Kardashian. Retratamos o modo como os produtos para emagrecimento são expostos nos meios midiáticos e como a comunicação destas influenciadoras repercute negativamente na vida pessoal de muitas internautas. Embasamos nos preceitos éticos e legais brasileiro e tratamos a linguagem e a ordem discursiva a partir de Michel Foucault, como também à crítica da sociedade e à dimensão estética cultural com Herbert Marcuse. Dentro deste contexto abusivo e enganoso das mensagens disponíveis no Instagram da estética perfeita, percebemos que indivíduos não formados em PP tendem a divulgar seus produtos utilizando-se de falácias.

Biografia do Autor

Eliane Meire Soares Raslan, Universidade de Minas Gerais

Doutora em Comunicação Social. Profa e pesquisadora da UEMG, Unidade Divinópolis/MG, coordena o CEPCCOM - Centro de Editorações, Publicações e Criações em Comunicação; Líder do Grupo de Estudo CNPq PROLIM - Processos e Linguagens das Imagens Midiáticas; Editora da Revista de Comunicação FANDOM – Jornalismo & Publicidade. Projeto de pesquisa com apoio PAPq/UEMG 2019. Link: https://cepccomuemg.wixsite.com/cepccom/copia-seminarios - eliane.raslan@uemg.br

Fernanda Guimarães Dias, Universidade de Minas Gerais

Publicitária pelo curso de Comunicação Social – Publicidade e Propaganda da UEMG. - fernanda.guimaraes3@gmail.com

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Publicado

2021-08-02