A Estética cenográfica das telenovelas: das essências às tendências

Autores

  • Adriana Villa Mendonça Faculdade Anhembi Morumbi
  • Carlos Eduardo Dezan Scopinho Universidade de Lisboa

Palavras-chave:

Cenografia; Cinema; Teatro; Telenovela; Televisão.

Resumo

Este artigo tem como objetivo geral demonstrar as transformações ocorridas na cenografia mediante das novas técnicas digitais e as oportunidades que surgem a partir delas. A partir dos objetivos específicos, procura-se realçar um breve histórico da cenografia, pouco conhecido pelos designers e também pouco abordado em áreas correlatas a comunicação. Propõe ainda a ressignificação da posição do cenógrafo enquanto criador na produção de sentidos numa contemporaneidade onde as tecnologias da informação abrem uma possibilidade de alternativas para o desenho do espaço televisivo. As questões de partida contribuem para estimular a discussão sobre a cenografia e a utilização dos novos meios digitais a partir de uma análise histórica que referencia o estado da arte do design de produção. Por meio de casos de estudos e pela revisão da literatura é possível observar a influência destes novos meios digitais sobre a cenografia das telenovelas e as possibilidades de modificar o espaço e o enredo da história. A cenografia possui inúmeras perspectivas para seu desenvolvimento diante de uma sociedade contemporânea, digital, informacional e do conhecimento. Esta dinâmica de projetar as cenas, é fundamental o extenso trabalho colaborativo de diferentes profissionais, logo, a cenografia foi na antiguidade e é ainda atualmente uma arte coletiva, realizada por muitos, onde se conectam conhecimentos diferentes para criar uma atmosfera efêmera e comovente para cada nova cena.

Biografia do Autor

Adriana Villa Mendonça, Faculdade Anhembi Morumbi

Adriana Valli Mendonça é arquiteta, doutora em Design pelo PPG Design UAM, coordenou os cursos de Desing de interiores e fotografia  do Centro Universitário FIAM FAAM FMU.

Carlos Eduardo Dezan Scopinho, Universidade de Lisboa

Doutorando em Design pela Universidade de Lisboa -  Cotutela com a Universidade de São Paulo -  USP, mestrado em: (1) TÊXTIL E MODA pela Universidade de São Paulo e (2) Comunicação pela Universidade Paulista, Pós -Graduação em Administração de Marketing pela FAAP e Graduação em Publicidade e Propaganda pela Universidade Metodista de Piracicaba. Atualmente é professor do Centro Universitário FIAM -FAAM e Coordenador do Curso de Design de Moda da Faculdade Sumaré. -cedscopinho@gmail.com

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Publicado

2021-08-02