A Comunicação e saúde, multimídia e de interesse público na campanha de vacinação de HPV e Meningite C de 2018 do Ministério da Saúde

Autores

  • Thiago Passaro Universidade de São Paulo - USP

Palavras-chave:

Comunicação e Saúde; Multimídia; Comunicação Pública; Campanha; Vacinação HPV

Resumo

O Ministério da Saúde lançou em 2018 uma campanha de vacinação de HPV e Meningite C, com o objetivo de levar o público-alvo preconizado até os postos de imunização. Trata-se do último material publicitário feito pelo órgão público federal sobre o tema até então. Por meio de uma pesquisa de natureza qualitativa, de nível descritivo e delineamento documental, este artigo teve como objetivo descrever como a essa campanha fez uso da comunicação e saúde, multimidia e de interesse público. Entre as estratégias da publicidade houve o uso da narrativa em saúde, referências à série e filmes – com o objetivo de gerar identificação com o público-alvo - e veiculação das peças em diferentes veículos, sejam online, offline, impressos ou digitais para ampliar a abrangência e a efetividade da campanha, sempre com foco na propagação de um tema de interesse público.

Biografia do Autor

Thiago Passaro, Universidade de São Paulo - USP

Doutorando em Ciências pela Universidade de São Paulo (USP) e mestre em Inovação na Comunicação de Interesse Público pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS) (2019). É técnico em Publicidade (2010), possui graduação em Comunicação Social – Jornalismo (2014) e especialização em Gestão de Conteúdo da Comunicação (2018), os dois últimos pela Universidade Metodista de São Paulo (UMESP). Atualmente, é analista de marketing sênior da Qualicorp, e-mail: passaro.thiago@gmail.com.

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Publicado

2021-08-02