A utilização da Multimídia e das Mídias Digitais em Museus e exposições virtuais

Autores

  • Giselle Gubernikoff ECA / USP

Palavras-chave:

Museologia, mídias digitais, multimídias urbanas, experiência sensorial, realidade virtual

Resumo

São raros os estudos que abordam com propriedade a utilização das novas tecnologias de comunicação e das mídias digitais em museus. A ação de expor objetos e/ou obras de arte é atividade central em um museu como forma de atividade cultural para alcançar o seu público, transformando-se em um meio indispensável integrado aos atuais processos de produção e de gestão cultural. Nos últimos anos, a presença das novas tecnologias na concepção e montagem de exposições se multiplicou. Parte-se do princípio de que se deve considerar o papel das novas tecnologias de comunicação e de informação na educação e no saber, e analisar a sua utilização na criação de ambientes ricos em possibilidades de produção de conhecimento e aprendizagem. Se o espaço expositivo é um espaço comunicador, será dentro desta dimensão que será analisado
odiscurso contextual das exposições virtuais de diferentes museus.

Biografia do Autor

Giselle Gubernikoff, ECA / USP

Professora universitária, cineasta, publicitária, possui graduação em Artes/Cinema pela ECA da USP (1976), mestre em Artes/ Cinema pela ECA USP (1985), doutora em Artes/ Cinema pela ECA USP (1992), livre-docência em Ciências da Comunicação/ Publicidade pela ECA USP (2000). Professora Titular pela ECA USP em Artes Visuais/Multimídia e Intermídia na especialização Fotografia, Cinema e Vídeo (2011).

Downloads

Publicado

2020-08-27 — Atualizado em 2020-10-14

Versões