Sobre a Revista

ESTÉTICA é uma revista eletrônica publicada a cada semestre letivo pelo CEDE – Coletivo Estudos de Estética – grupo de pesquisa constituído inicialmente na disciplina Formulação estética no processo de criação em publicidade, moda e arquitetura”, que era ministrada no programa interunidades de pós-graduação em Estética e História da Arte da Universidade de São Paulo, por Victor Aquino, professor titular do curso de Publicidade na Escola de Comunicações e Artes.

Posteriormente, quando do recredenciamento daquele professor no Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação, passou a integrar as atividades da disciplina Aventura estética em publicidade e, a seguir, da disciplina Publicidade como gênero literário, ambas de sua responsabilidade, nas quais é utilizada como bibliografia complementar.

Inúmeros docentes, pesquisadores, profissionais e interlocutores de outras instituições têm participado de seminários, workshops e quick meetings no grupo de pesquisa, colaborando no desenvolvimento de dissertações e teses de dezenas de alunos, além de intensa produção de papers e material para apresentação em eventos acadêmicos e outras publicações.

A revista, que se publica desde 2004, vem contando com o trabalho e o auxílio de inúmeros colaboradores. Conta, entre seus conselheiros editoriais ativos, com pensadores de extenso campo multidisciplinar, cuja participação tem contribuído para orientar os títulos que vêm sendo publicados na revista. Registra, com pesar, o passamento de alguns de seus integrantes, cuja colaboração passada é razão de permanente inspiração.

Identidades anteriores